É um orçamento organizado destacando os itens que mais pesam no custo total de uma obra ou serviço. Logo, os elementos mais relevantes aparecem primeiro na tabela, facilitando sua visualização e controle. Essa curva é baseada na teoria de Vilfredo Pareto, determinando que 20% dos itens representam 80% dos custos, desta maneira deve-se canalizar a atenção aos itens da faixa A.
Faixa A: São os itens mais caros da obra. No total, representam 80% dos custos. O gerente da obra deve ter participação ativa na compra ou contratação desses itens. Descontos mínimos podem implicar grandes economias no serviço.
Faixa B: São os itens com custos intermediários da obra, caracterizando 30% dos itens e 15% dos custos. Negociar descontos nesses produtos e serviços rende economias menos significativas, mas ainda relevantes no orçamento.
Faixa C: São os itens mais baratos, representando 50% dos itens e 5% dos custos. A elaboração de um projeto e o acompanhamento técnico é essencial em qualquer obra, assegurando economia de tempo e dinheiro, diminuindo desperdícios, garantido a qualidade e a valorização do seu imóvel.
A elaboração de um projeto e o acompanhamento técnico é essencial em qualquer obra, assegurando economia e diminuindo desperdícios.
Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviços!
www.engenhariavieira.com.br
Cel: (41) 9 9810-7780
#engenhariacivil
#obra #reforma
#curitiba
#arquitetura
#construção
#residencia
#projetoarquitetonico
#projetoestrutural
#projetohidraulico
#projetoeletrico
#imovel
#orcamento
#financiamento
#BIM